Neste artigo, você vai obter informações sobre qual faculdade tem menos tempo. É bastante comum vermos estudante que dizem que os seus cursos demorarão cerca de 4 anos para chegar ao fim. Mas será que não tem faculdade com menos tempo?
Apesar de muitos não saberem, existe sim um curso de graduação, de que dura um tempo menor. No entanto, para que você possa saber não só qual é o curso da faculdade, mas também, outras informações relacionadas, continue lendo este artigo, que será bastante explicativo e detalhado.
O que é um curso de graduação?
Antes que possamos falar mais detalhes sobre o período dos cursos de uma universidade, é interessante ressaltarmos do que se trata uma graduação.
Que basicamente é uma forma de você se especializar em determinada área profissional, para que posteriormente, possa se tornar uma carreira.
Ao final do curso, é entregue a você, um certificado, que por sua vez, é uma das várias exigências das principais empresas do mercado.
Portanto, podemos definir uma graduação como um curso superior.
Na maioria das vezes, o curso pode ser feito em instituições de ensino superior (IES), cujo nome popular varia entre centro universitário, universidade e faculdade.
No entanto, principalmente em meio à pandemia, o número de pessoas que estão em um ensino EAD (sigla utilizada para se referir ao ensino à distância) aumentou significadamente.
Apesar de que antes era mais comum vermos graduações a distância, pode-se perceber que o número de alunos que estão tendo aula online, abrange não só os universitários, mas também os alunos do ensino básico, seja do ensino fundamental ou médio.
Enfim, todas as instituições que oferecem graduações, são de uma única responsabilidade, o MEC, sigla que significa Ministério da Educação.
Ele é responsável por autorizar não só a abertura mas também o funcionamento da instituição de ensino superior.
Além de fiscalizar a qualidade do ensino ali aplicado.
Uma graduação entre as qualificações do seu currículo, traz diversas vantagens na hora da sua contratação. Tais como:
- Mais fácil contratação;
- Maior remuneração mensal;
- Mais possibilidade de emprego;
- Mais facilidade em ser um profissional autônomo.
Qual a faculdade tem menos tempo?
Como dito no início de texto, é bastante comum vermos graduações que duram entre 4 e 5 anos.
No entanto, não especificamos quais são as faculdades que tem menos tempo.
Portanto, continue lendo para que possa ter todas as informações.
Um bacharelado é focado principalmente e ampliar a sua zona profissional, o que resulta em um estudo mais teórico, abrangendo muitas informações, detalhes e também, aulas práticas.
Por esse e outros motivos, é que o tempo de ensino é de exatamente 5 anos.
Já a licenciatura, tem um prazo que varia desde 4 há 5 anos.
O curso que é indicado principalmente para aqueles que pretendem cursar pedagogia. Isto porque no curso será lhe ensinado como realmente ser um professor, e não a matéria que você deverá aplicar em sala de aula.
E por fim, há os cursos de graduação tecnológica, que de todos, possui o menor prazo de duração, que é de apenas 2 anos.
Isto porque os assuntos e conteúdos abordados são mais objetivo, o que lhe qualificará em apenas uma área de sua profissão.
Existem no total, mais de 100 opções de cursos tecnológicos que foram reconhecidos pelo MEC-Ministério da Educação.
Portanto, para que você possa ter um leque de opções, veja a seguinte lista!
- Administração;
- Ambiente e Saúde;
- Gestão e Negócios;
- Hospitalidade e Lazer;
- Informação e Comunicação;
- Produção Cultural e Design;
- Segurança;
- Fotografia;
- Gastronomia;
- Marketing;
- Secretariado.
Entre vários outros. . .
Quais instituições de ensino superior oferece tais cursos tecnológicos?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como é os cursos de graduação tecnológicos ou também chamado de curso de tecnologia, resta saber como poder ingressar em algum desses.
Existem diversas instituições bastante capacitadas para atender os alunos desses cursos, e entre tantas há:
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
- Faculdade de Pitágoras em Minas Gerais (Pitágoras);
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
- Universidade Cruzeiro do Sul (no entanto, o curso oferece apenas aulas online).
Como cursar uma graduação?
Entrar uma faculdade e ser um estudante de uma dos cursos mais promissores, com certeza é o sonho de muitos jovens.
No entanto, nem sempre todos esses sonhadores possuem uma renda necessária para arcar com os gastos mensais de uma faculdade.
E pensando nisso, o governo desenvolveu diversos programas, que servem como um processo seletivo, dos alunos que mostrarem melhor desempenho.
E tudo isso, é feito através de vestibulares, que nada mais são do que provas que avaliarão o seu desempenho.
O principal vestibular do país, é o ENEM, sigla utilizada para se referir ao Exame Nacional do Ensino Médio.
E apesar de haver a possibilidade de você ingressar nas melhores universidades do país, com apenas a nota do ENEM, ainda existem outros tipos de provas seletivas.
A primeira é o Sisu-Sistema de Seleção Unificada, que oferece mais de 300 mil bolsas de estudos, sejam elas parcial ou completa.
Para ser um de seus participantes, basta apenas você não ter zerado a pontuação do ENEM, que já ressaltando, deve ser o mais recente.
No entanto, é muito importante que se esforce nos estudos, até porque o Sisu é um dos vestibulares mais concorridos.
Já a outra alternativa é o ProUni, sigla que significa Programa Universidade para Todos, e assim como o Sisu, também oferece milhares de bolsas, que vão desde parciais à 100%.
As bolsas que servem até mesmo para medicina, também é muito concorrida, mas só são selecionados aqueles que tiraram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio.
Outra questão que deve ser abordada, é que além de você ter que tirar as melhores notas na redação do ENEM, é preciso também, que se encaixe em alguns requerimentos, tais como:
Ter a renda familiar em um total que não ultrapasse de 3 salários brutos (que atualmente casa um está no valor de R$ 1.045,00).
Deve também, ter feito todo o ensino médio em uma escola da rede pública, ou devia ser bolsista em uma escola particular.
Não deve já possuir um curso de graduação completo.