Você sabia que é possível Sacar o FGTS mesmo trabalhando

Anúncios

Você sabia que é possível sacar seu FGTS mesmo trabalhando? Neste artigo, você vai obter informações atualizadas sobre um dos grandes benefícios que fazem parte da vida de milhões de trabalhadores brasileiros.

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado no dia 13 de Setembro de 1966 e passou a ser reconhecido em vigência a partir do dia 1 de Janeiro de 1967 com decreto de número 5.107.

A razão da criação do FGTS foi garantir uma segurança aos trabalhadores brasileiros que foram demitidos sem justa causa. No entanto, o benefício vem passando por mudanças que sempre possibilitam aos trabalhadores usarem o FGTS durante sua carreira profissional.

Anúncios

Muitas pessoas ainda não sabem, mas é possível sacar o FGTS mesmo trabalhando. Portanto, nós vamos deixar aqui nesse texto explicações bem detalhadas sobre como e quando o trabalhador consegue sacar seu benefício.

 

Como Consultar o Saldo do FGTS

O trabalhador brasileiro tem a liberdade de fazer consultar ao saldo do FGTS. Para isso ele precisa fazer o seguinte:

  • Como o aplicativo do FGTS. Ele está disponível em aparelhos iOS, Android e Windows Phone.
  • No site oficial da Caixa Econômica Federal através do PIS  com senha e cadastro pela internet.
  • Nos terminais de atendimento vinculados a Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, o trabalhador pode saber detalhadamente o valor do FGTS depositado em sua conta vinculada a Caixa Econômica Federal.

 

Como Sacar o FGTS Mesmo Trabalhando

Atualmente os trabalhadores podem fazer um saque do FGTS mesmo enquanto trabalham. No entanto, é preciso entender como e quando pode ser feito um saque mesmo com carteira assinada.

 

Saque Emergencial do FGTS

Todos os trabalhadores com direito a receber o benefício podem fazer o saque de emergência com valor de R$ 1045,00 reais. Essa possibilidade está disponível até o dia 31 de Dezembro de 2020. Para este ano a liberação desse saque se encaixa na MP – Medida Provisória de número:  946 no dia 07 de Abril.

O pagamento do saque emergencial será feito do crédito em poupança digital. É uma conta aberta pela Caixa Econômica Federal em nome de cada trabalhador.

Depois que os valores forem depositados na poupança digital será possível usar o crédito para várias necessidades do dia a dia, como por exemplo:

  • Fazer o pagamento de contas e boletos.
  • Fazer compras em diversos estabelecimentos.

Sendo assim, a movimentação inicial do valor de saque FGTS é feita de forma digital através do aplicativo oficial da Caixa Tem. Essa medida evita a aglomeração de pessoas nas agências, para uso do FGTS emergencial foi criado o cartão virtual e QR Code.

 

Saque FGTS Aniversário

Dentre as opções de sacar o FGTS mesmo trabalhando é preciso fazer o seguinte:

Acesse seu aplicativo FGTS, ou o site oficial da Caixa Econômica Federal com o internet Banking, ou agências.

Solicite a modalidade de saque do FGTS em seu mês de aniversário.

Depois de realizar a mudança para opção Saque de aniversário. No entanto, ele precisa ficar atento para as possibilidades de realização dos saques, por exemplo:

Para que nasceu em Janeiro e Fevereiro, o pagamento começa no dia 20 de Abril e vai até dia 23 de Junho de 2020.

Os nascidos em Março e Abril, começam a receber no dia 20 de Maio e a data limite é dia 24 de Julho de 2020.

Para os nascido em Maio e Junho, o pagamento começa a ser feito no dia 20 de Junho e vai até dia 24 de Agosto.

Para os nascido em Julho: Pagamento começa no dia 20 de Julho e vai até dia 23 de Setembro de 2020.

Nascido em Agosto: Pagamento a partir de 20 de Agosto a 23 de Outubro de 2020.

Nascidos em Setembro: Pagamento a partir de 20 de Setembro até 23 de Novembro de 2020.

Para os nascido em Outubro: Pagamento a partir de 20 de Outubro com data limitem em 23 de Dezembro de 2020.

Para os nascido em Novembro: Pagamento no dia 20 de Novembro com data limite em 23 de Janeiro de 2021.

Nascidos em Dezembro: Pagamento no dia 20 de Dezembro com data limite em 21 de Fevereiro de 2021.

Após fazer a migração para o saque aniversário o trabalhador tem o direito de reverter a para a antiga condição com o FGTS. No entanto, alteração surtirá efeito no 1º dia do 25º mês da solicitação, ou seja 2 anos depois.

 

Quando Posso Usar o FGTS Mesmo Trabalhando?

Além de poder sacar o FGTS mesmo trabalhando, o trabalhador também tem a sua disposição alguns casos em que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço também pode ser utilizado em seu dia a dia.

1 – Para aqueles que estão financiando um imóvel é possível usar o saldo do FGTS como parte da negociação.

2 – Depois de financiar um imóvel também é possível usar o saldo do FGTS para amortizar o valor das parcelas, e a quantidade de parcelas do seu plano.

3 – O trabalhador brasileiro também pode usar o saldo do FGTS quando estiver comprovadamente com uma doença grave ou em estado terminal.

4 – Para aqueles que tem o desejo de construir ou reformar também existe a possibilidade de usar o FGTS tanto parcial ou integralmente.

5 – Em caso de falência decretada da empresa o trabalhador também pode sacar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

O saque do FGTS pode ser realizado em caixas eletrônicos, agências bancárias ou a agências da Caixa Econômica Federal.

 

Vale a Pena Sacar o FGTS Mesmo Trabalhando?

Como vimos neste artigo, existem vários momentos que possibilitam sacar o FGTS mesmo trabalhando. No entanto, para cada uma das opções existem também as condições que estão inclusas para saque.

Além disso, o trabalhador também deve saber que cada vez que ele faz um saque do saldo do seu FGTS ele vai diminuindo até sua aposentadoria ou demissão sem justa causa.

Mas é claro que em alguns casos como o financiamento de um imóvel o FGTS pode ser uma grande solução, ou até mesmo para a reforma de uma casa ou residência.

Portanto, é muito importante calcular bem detalhadamente os momentos corretos para sacar o FGTS mesmo trabalhando.

Sendo assim, encerramos esse texto desejando a todos nossos amigos leitores que sejam bem sucedidos em usar de maneira correta o saldo do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.