Neste artigo, você vai obter informações atualizadas que vão te ajudar a saber detalhes do aplicativo FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Um dos grandes benefícios que estão a disposição dos trabalhadores brasileiros também conta com uma versão digital.
Todos os trabalhadores brasileiros com cadastro na CLT – Consolidações de Leis Trabalhistas tem direito de receber o benefício de FGTS. Na verdade, ele é um direito constituído em lei de número: Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966.
Desde de sua fundação, o FGTS já foi usado por milhões de trabalhadores que durante suas carreiras profissionais tiveram a necessidade de usar o benefício.
No entanto, atualmente é possível instalar o Aplicativo FGTS em seu aparelho celular. Portanto, se você deseja fazer esse procedimento, leia atentamente as dicas que serão apresentadas aqui nesse texto.
O Que é o FGTS
FGTS significa – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Todos os meses o empregador deposita em uma conta vinculada a Caixa Econômica Federal o percentual de 8% do valor do salário de cada trabalhador formando dessa forma, um saldo que vai sendo acrescentando uma multa de 40% no valor total do saldo.
Quem Tem Direito do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
Atualmente o FGTS está disponível para as seguintes classes de trabalhadores brasileiros:
1 – Trabalhador com contrato de trabalho formal.
2 – Trabalhadores rurais.
3 – Os trabalhadores temporários.
4 – Trabalhadores safreiros.
5 – Atletas profissionais.
Vale lembrar que todos eles precisam estar cadastrados na CLT – Consolidação de Leis Trabalhistas.
O Que é e Como Funciona o Aplicativo FGTS
O aplicativo FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado no dia 31 de Março de 2016. Desde o seu lançamento em poucos meses o APP FGTS receber mais de 3 milhões de Downloads até dezembro de 2016.
Ele foi reconhecido como um produto digital de muita praticidade e que acima de tudo facilita aos trabalhadores com informações detalhadas sobre seu benefício.
Através do aplicativo de FGTS o trabalhador consegue fazer vários serviços que vinculados ao seu benefício, como por exemplo:
- Consultar depósitos em sua conta FGTS.
- Fazer a atualização do se endereço.
- Localizar pontos de atendimento mais próximos vinculados ao FGTS.
- Consultar o saldo do FGTS a qualquer momento.
- Solicitar extratos digitais do FGTS.
- Contribui para a sustentabilidade do planeta evitando a impressão em papel.
- Com o aplicativo você pode receber E-mail ou Gmail e salva-los em PDF.
O interessante é que todos esses serviços podem ser feitos através do seu aparelho celular desde que ele seja conectado a internet, com 3G e 4G também.
Com os serviços do aplicativo FGTS o trabalhador também recebe a quantia atualizada em seu fundo através do SMS em seu aparelho celular.
Portanto, não há a necessidade de fazer transferências exclusivas do seu dinheiro para uma agência da Caixa Econômica Federal podendo assim receber em outro banco.
Como Instalar o Aplicativo FGTS
[maxbutton id=”2″ ]
Para fazer a instalação do aplicativo FGTS é necessário fazer o seguinte procedimento:
Passo 1 – Acesse sua loja de aplicativos em seu aparelho celular> para
Android Google Play e para
Smartphone APP Store.
Passo 2 – Solicite a instalação do aplicativo FGTS. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Passo 3 – Clique no ícone branco com a função FGTS.
Passo 4 – Forneça seus dados pessoais de acordo com as exigências do aplicativo:
- Nome completo.
- Data de nascimento.
- Telefone para contato.
- Comprovante de endereço.
- Comprovante de renda fixa.
- Endereço de E-mail ou Gmail válidos e atualizados.
- Informe o número da sua CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- Informe o NIS (Número de Inscrição Social).
Passo 5 – Leia atentamente as normas e condições que fazem parte do aplicativo FGTS.
Passo 6 – Confira detalhadamente se as informações e dados foram repassados de maneira correta. Se tudo estiver feito da maneira certa, clique em confirmar o serviço.
Sendo assim, a partir daí o trabalhador terá em seu aparelho celular o aplicativo FGTS e poderá usa-lo e acessa-lo a qualquer momento.
Quando o Trabalhador Pode Fazer um Saque do Seu FGTS
Com o passar do tempo, o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço passou por várias mudanças. Tanto é que atualmente existem vários momentos em que o trabalhador pode fazer um saque do seu FGTS, confira quais são e como funciona o procedimento:
1 – O trabalhador brasileiro pode fazer um saque do FGTS quando for demitido sem justa causa do seu atual emprego. Nesse caso, ele vai receber o valor integral do seu saldo mais uma multa de 40% pago pela empresa.
2 – Ao se aposentar o trabalhador que contribuiu com 8% durante toda sua carreira também pode sacar seu benefício Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
3 – Caso a atual empresa decrete falência, o trabalhador também poderá fazer o saque do seu FGTS, no entanto, ele deve exigir da empresa a multa de 40% em cima do seu saldo.
4 – Também será possível fazer um saque do FGTS quando o trabalhador for encostado por deficiência física ou invalidez. Além disso, quando o trabalhador também poderá sacar o benefício quando estiver com uma doença em estado terminal.
Como é Possível Usar o FGTS Mesmo Trabalhando?
Atualmente também é possível usar o saldo do FGTS para a realização de algumas coisas importantes que fazem parte da sua vida. No entanto, não é possível usar a multa de 40% que faz parte do benefício, isso porque ela é paga pela empresa empregadora.
1 – O contribuinte com o FGTS poderá usar seu saldo quando for financiar um imóvel e assim o saldo que está em sua conta na Caixa Econômica Federal poderá ser usado como entrada na negociação.
2 – No entanto, mesmo depois de financiar um imóvel, também será possível fazer usos do saldo que está em seu Fundo de Garantia para quitar o financiamento ou até mesmo abater no valor das parcelas.
3 – Além disso, também é possível fazer o chamado saque de aniversário. Ou seja, no mês do seu aniversário é possível realizar um saque com valor percentual ao seu salário do FGTS. Para isso preciso solicitara liberação junto a Caixa Econômica Federal
4 – Atualmente o Governo Federal também fez liberou o chamado saque emergencial. Ele está disponível em contas ativas e inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o valor de saque é de R$ 1.045,00 reais por pessoa.